Study

Conjunções

  •   0%
  •  0     0     0

  • “"Se" não chover, irei à igreja”. O termo destacado é uma conjunção
    subordinativa condicional
  • “… e eu sou acaso um deles, conquanto a prova de ter a memória fraca…”; a oração grifada traz uma ideia de:
    Concessão
  • “- Pois é, não jogo futebol, mas tenho alma de artilheiro…” a palavra destacada anteriormente exprime ideia de:
    Contraste, oposição.
  • Considere a sentença abaixo. Mariza saiu de casa atrasada e perdeu o ônibus. As duas orações do período estão unidas pela palavra “e”, que, além de indicar adição, introduz a ideia de
    consequência
  • No período: "Da própria garganta saiu um grito de admiração, que Cirino acompanhou, "embora" com menos entusiasmo", a palavra destacada expressa uma ideia de:
    concessão
  • Não gostava muito de novelas policiais; admirava, porém, a técnica de seus autores. Comece com: Admirava a técnica...
    conquanto
  • "Podem acusar-me: estou com a consciência tranqüila." Os dois pontos (:) do período acima poderiam ser substituídos por vírgula, explicitando-se o nexo entre as duas orações pela conjunção:
    pois
  • "Que não pedes um diálogo de amor, é claro, "desde que impões" a cláusula da meia-idade." O segmento destacado poderia ser substituído, sem alteração do sentido da frase, por:
    porquanto impões
  • I. Não ganhamos o campeonato mas estamos felizes com o esforço da equipe. II. Estudou a semana toda, portanto está preparado para fazer a prova. III. Concluirei o trabalho amanhã porque estou cansado. Qual a classificação das conjunções?
    adversativa, conclusiva, explicativa
  • Em: “… ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas…” a partícula como expressa uma ideia de:
    comparação