Study

Evolução - Teorias evolutivas

  •   0%
  •  0     0     0

  • A deriva genética é um processo de mudança ao acaso das frequências alélicas de uma população. Ela __________ a variabilidade genética.
    Favorece
    Elimina
    Reduz
    Aumenta
  • Existem 4 tipos de mutações cromossômicas estruturais, são elas:
    Deleção, duplicação, inversão e translocação.
    Deleção, duplicação, inserção e translocação.
    Deleção, duplicação, inversão e inserção.
    Inserção, duplicação, inversão e translocação.
  • Em algumas baleias, podemos observar a presença de ossos pélvicos, um resquício de pernas de seus ancestrais que atrofiaram devido a adaptação ao modo de vida aquático. Os ossos pélvicos nas baleias são exemplos de:
    Estruturas análogas
    Registro fóssil
    Estruturas homólogas
    Órgãos vestigiais
  • Quanto mais semelhantes as sequências das bases nitrogenadas dos ácidos nucleicos ou as proteínas destas espécies, maior o parentesco e a proximidade evolutiva entre as espécies. A afirmação a seguir refere-se a qual evidência da evolução?
    Estruturas análogas.
    Registros fósseis.
    Evidência molecular.
    Estruturas homólogas.
  • Quais são os dois pilares que embasam a teoria evolucionista proposta por Darwin?
    Recombinação gênica e deriva genética.
    Herança dos caracteres adquiridos e lei do uso e desuso.
    Ancestralidade comum e seleção natural.
    Leis de Mendel e darwinismo.
  • A _________________ e a __________ contribuem diretamente para a evolução pois produzem variabilidade genética.
    Recombinação gênica e mutação.
    Deriva genética e divisão celular.
    Seleção natural e ancestralidade comum.
    Recombinação gênica e ancestralidade comum.
  • 1 - ocorre quando uma população ancestral comum se fragmenta e origina dois grupos distintos. 2 - consiste na modificação temporal e gradual de uma população ancestral que se modifica até originar outra. Associe corretamente:
    1 - Analogia; 2 - Homologia
    1 - Cladogênese; 2 - Anagênese
    1 - Anagênese; 2 - Cladogênese
    1 - Alopatria; 2 - Simpatria
  • DESAFIO - Dizer que a evolução é "apenas uma teoria", portanto não há evidências que a comprovam, é uma afirmação correta? Por que?
    Não, pois Teoria científica é uma explicação de um aspecto do mundo natural que foi repetidamente testado e verificado de acordo com o método científico.
  • Quais são os 3 tipos de especiação?
    Aloprada, simprada e paraprada.
    Alopátria, simpátria, e parapátria.
    Alopátrica, simpátrica e parapátrica.
    Aleatória, ordenada e artificial.
  • As características adquiridas durante a vida eram repassadas para as gerações futuras. A afirmação refere-se a qual teoria? Qual pesquisador a propôs?
    Seleção natural - Darwin
    Lei do uso e desuso - Lamarck
    Lei da herança dos caracteres adquiridos - Darwin
    Lei da herança dos caracteres adquiridos - Lamarck
  • Quais são os dois tipos existentes de mutação?
    Análogas e homólogas.
    Derivadas e integrais.
    Aleatórias e controladas.
    Gênica e cromossômica.
  • Adaptação a modos de vida distintos, tendo a mesma origem embrionária. O tipo de evolução da afirmação é:
    Evolução convergente
    Evolução divergente
    Evolução direta
    Evolução indireta
  • Adaptações a modos de vida semelhantes leva organismos pouco parecidos a desenvolverem formas semelhantes. O tipo de evolução da afirmação é:
    Evolução indireta
    Evolução convergente
    Evolução divergente
    Evolução direta
  • DESAFIO - De acordo com a ideia de seleção natural proposta por Darwin, responda: Grilos verdes, vivem na vegetação pois são verdes, ou são verdes pois vivem na vegetação?
    A seleção natural favoreceu os grilos que eram mais verdes pois se camuflavam na vegetação. Ou seja, vivem em meio a vegetação pois são verdes.
  • DESAFIO - É muito comum nos depararmos com a seguinte pergunta: "Se os humanos descendem dos macacos, por que ainda existem macacos?". De acordo com a ideia de ancestralidade comum proposta por Darwin, responda essa pergunta.
    Os símios e humanos apresentem um ancestral comum em sua árvore evolutiva, sendo assim, partiram de um mesmo ponto mas seguiram linhagens diferentes.
  • Quais são os dois principais tipos de mutações cromossômicas?
    Análogas e homólogas.
    Derivadas e integrais.
    Numéricas e estruturais.
    Aleatórias e controladas.
  • De que maneira os fósseis evidenciam a evolução das espécies?
    Indicam que todas as espécies foram criadas por uma entidade
    Indicam parentesco e que outras espécies já habitaram nosso
    Não são uma evidência da evolução
    Indicam que a Terra tem cerca de 6000 mil anos
  • Indivíduos herdam características que lhes dão vantagem de sobrevivência, apresentam maior chance de desenvolver-se e reproduzir-se, passando essa característica vantajosa aos seus descendentes. A afirmação refere-se a ideia de:
    Ancestralidade comum
    Lei do uso e desuso
    Lei da herença dos caracteres adquiridos
    Seleção natural
  • O ________________ incorpora os conceitos das leis de Mendel, mutação, recombinação gênica, e deriva genética às ideias de ancestralidade comum e seleção natural de Darwin
    Mendelianismo
    Neodarwinismo
    Darwinismo
    Lamarckismo
  • Estruturas corporais ou órgãos que possuem origem embrionária semelhante, podendo desempenhar mesma função ou funções diferentes. A afirmação refere-se a:
    Estruturas anólogas
    Estruturas homólogas
    Estruturas análogas
    Estruturas ambíguas
  • Estruturas que desempenham a mesma função, mas possuem origens diferenciadas, como as asas de insetos e asas de aves. A afirmação é refere-se a:
    Estruturas análogas
    Estruturas honólogas
    Estruturas homólogas
    Estruturas ambíguas
  • O que é filogenia?
    É uma teoria evolutiva
    É o estudo da evolução
    É o estudo genético de uma espécie ou grupo de espécies
    É a história evolutiva de uma espécie ou grupo de espécies
  • Tipo mais comum de especiação, ocorre por isolamento geográfico, separando indivíduos de uma população, impedindo-os de acasalarem, diminuindo o fluxo gênico, levando à especiação. A afirmação refere-se à especiação:
    Alopátrica
    Simpátrica
    Parapátrica
    Tetrapátrica
  • Qual destes não é um tipo de mutação gênica?
    Inserção
    Substituição
    Deleção
    Divisão
  • O que são mutações?
    Mudanças no material genético (DNA) dos organismos
    Mudanças no fenótipo dos organismos
    Apenas mudanças físicas nos organismos
    Apenas mudanças comportamentais nos organismos
  • São exemplos de órgão vestigial encontrado na nossa espécie:
    Polegar opositor e dentes.
    Coluna vertebral e pelos corporais.
    Cabeça, ombro, joelho e pé.
    Cóccix; apêndice; dentes do siso
  • O pokémon Archeops é baseado no Archaeopteryx, espécie considerada pelos cientistas como um elo perdido entre as aves atuais e os répteis. O Archaeopteryx é um ótimo exemplo de:
    Mutação
    Seleção natural
    Ancestralidade comum
    Deriva genética
  • Indivíduos que utilizavam com maior frequência alguns órgãos, fariam com que estes se desenvolvessem mais que os outros, e que estruturas pouco utilizadas atrofiavam-se. A afirmação refere-se a qual teoria? Qual pesquisador a propôs?
    Lei do uso e desuso - Lamarck
    Seleção natural - Darwin
    Lei da herança dos caracteres adquiridos - Lamarck
    Lei do uso e desuso - Darwin