Quais são as três principais funções cumpridas pelo mito?
Função religiosa, função sociológica e função epistemológica
15
Quais foram os primeiros filósofos do Ocidente?
Os pré-socráticos (séc. VII e VI a.C.)
15
Por que os Sofistas eram tão importantes no contexto da Atenas clássica?
Porque Atenas vivia o regime democrático direto e, portanto, necessitavam do ensino da "arte retórica"
15
O que Sócrates queria dizer com a frase "só sei que nada sei"?
Com esta frase Sócrates funda no Ocidente o espírito crítico/investigativo da filosofia, a partir do qual a dúvida deve sempre guiar a reflexão e o conhecimento
15
Defina o método socrático.
Método dialético: Ironia ("perguntar", buscando o estado de ataraxia) e Maiêutica ("parto" de novas verdades) a partir do diálogo constante
15
Defina o dualismo platônico.
Dois níveis de realidade: o mundo sensível (material, passageiro e imperfeito) e o mundo inteligível (das ideias perfeitas, imutáveis e eternas)
15
Em "A República", Platão defende a ideia de uma sociedade perfeita baseada na divisão entre os cidadãos. Qual era o critério utilizado nessa divisão?
O critério era a aptidão para a filosofia e o exercício racional, baseado na "tripartição" da alma e na seleção pela educação (almas de ouro, prata ou bronze)
15
Defina substância, essência e acidente em Aristóteles.
Substância: o que é a coisa (conceito); essência: atributos necessários à coisa (sem os quais perde a substância); acidente: atributo que varia (não essencial)
15
Quais são as quatro causas aristotélicas?
Causa formal, causa material, causa eficiente e causa final
15
Cite duas escolas de pensamento filosófico helenistas (séc. IV e III a.C.).
Cinismo, Estoicismo, Epicurismo, Ceticismo, Neo-platonismo, Gnosticismo, etc.
15
Qual foi o principal representante da filosofia patrística? Em qual filósofo grego se baseavam suas ideias?
Agostinho de Ipona (Santo Agostinho); suas ideias principais eram uma interpretação cristã do dualismo platônico
15
Qual foi o principal representante da filosofia escolástica? Em qual filósofo grego se baseavam suas ideias?
Tomás de Aquino; suas ideias principais eram uma interpretação cristão do pensamento aristotélico
15
No Humanismo característico do período renascentista, quais foram os dois principais interesses da filosofia?
Questões relativas à Razão (epistemologia e ciência) e à Liberdade (ética e política)
15
Defina Virtu e Fortuna em Nicolau Maquiavel.
Virtu: senso de oportunidade, esperteza, maleabilidade e adaptabilidade; Fortuna: acaso, fatalidade, "sorte"
15
Qual é a concepção de Maquiavel a respeito da moral de um bom Príncipe?
O príncipe não deve se limitar por um caminho moral específico (cristão, por exemplo), já que suas decisões impactam a sociedade como um todo
15
Qual é a ideia fundamental por trás de obras como "Elogio da loucura" (E. Roterdã) e "A utopia" (T. More)?
Estes livros são críticas (sátiras) à sociedade feudal em decadência e suas estruturas institucionais e culturais