Game Preview

Revisão 2º ano (Gramática / Pronome)

  •  Portuguese    8     Public
    Nesse quiz, teremos questões que envolvem a língua e o estudo da gramática, mas também o estudo dos pronomes pessoais e possessivos.
  •   Study   Slideshow
  • "A língua é considerada um organismo vivo, visto que quem a faz é o próprio falante." Essa informação é verdadeira ou falsa?
    Verdadeira.
  •  15
  • O emprego do pronome está adequado ou inadequado? "João disse que era para mim entregar a redação a ele."
    Inadequado.
  •  15
  • No enunciado "Amo o teu jeito de ser! Você é o meu bem mais precioso!", há falha no paralelismo sintático em qual aspecto?
    "Você" é um pronome que pede paralelismo na 3ª pessoa; no entanto, o pronome possessivo "teu" se refere ao pronome "você". Assim, constata-se que há falha.
  •  15
  • Na frase "A direção da escola estadual Manoel Vitorino tem a honra de convidar a Sua Senhoria, o presidente do Banco do Brasil, Pedro Alcântara, para participar das homenagens do dia do professor.", o pronome de tratamento está adequado?
    Sim.
  •  10
  • Na frase "Para isso, compete ao Ministério da Saúde investir na melhora da qualidade dos tratamentos a essas doenças nos centros públicos especializados de cuidado", o verbo "investir" gera qual voz verbal?
    Voz ativa, visto que o Ministério da Saúde é o sujeito agente da ação.
  •  20
  • Caso existam falantes de línguas muito diferentes no ato comunicativo, é possível afirmar que a comunicação poderá ser satisfatória?
    Não é possível afirmar, pois toda língua tem a sua gramática e cada falante está habituado com a sua língua mãe.
  •  15
  • Na frase "Em 58 a.C César invade a Gália e inicia uma das mais famosas campanhas da história militar.", os verbos no presente proporcionam qual aspecto ao enunciado?
    Os verbos no presente proporcionam o aspecto denominado "presente histórico", para fazer com que o interlocutor possa realizar o que chamamos de flashback.
  •  20
  • Num artigo científico, o autor precisa fazer uso de verbos "pessoais ou impessoais"?
    Impessoais, por conta da função referencial.
  •  10