Corrija o erro de pontuação da oração: "O autor do romance consagrado, recebeu o prêmio literário ontem."
O autor do romance consagrado recebeu o prêmio literário ontem.
Oops!
Check
Okay!
Check
15
Qual é a função de utilizar modalizadores como "por favor" ou "por gentileza" junto a verbos no modo imperativo?
suavizar a ordem, atribuindo polidez e cortesia.
Oops!
Check
Okay!
Check
monster
Reset all scores!
Oops!
fairy
Take points!
5
10
15
20
25
fairy
Take points!
5
10
15
20
25
baam
Lose 10 points!
Oops!
15
Na oração "Poesia, conto, crônica e romance: tudo enriquece a literatura.", como se classifica o aposto "tudo"?
aposto recapitulativo (ou resumidor).
Oops!
Check
Okay!
Check
15
De qual tempo e modo verbal são copiadas todas as pessoas do imperativo negativo?
presente do subjuntivo.
Oops!
Check
Okay!
Check
15
Na oração "Jovens leitores, explorem os clássicos da nossa literatura!", a expressão "jovens leitores" é aposto ou vocativo?
vocativo.
Oops!
Check
Okay!
Check
15
Reescreva a frase inserindo a pontuação correta para isolar o vocativo: "Caro leitor abra as páginas deste livro com curiosidade!"
Caro leitor, abra as páginas deste livro com curiosidade!
Oops!
Check
Okay!
Check
15
Na oração "Lemos contos, crônicas, poemas e romances durante o trimestre.", qual regra justifica o uso das vírgulas?
separar termos de mesma função sintática em uma enumeração.
Oops!
Check
Okay!
Check
lifesaver
Give 10 points!
Oops!
shark
Other team loses 10 points!
Okay!
rocket
Go to first place!
Okay!
baam
Lose 10 points!
Oops!
banana
Go to last place!
Oops!
rocket
Go to first place!
Okay!
shark
Other team loses 5 points!
Okay!
thief
Give points!
5
10
15
20
25
15
Na frase "Atenção, estudantes de literatura, leiam o poema com atenção!", qual expressão exerce a função de vocativo?
estudantes de literatura.
Oops!
Check
Okay!
Check
15
Na instrução "Não estrague o final do livro para os colegas!", a forma verbal está no imperativo afirmativo ou imperativo negativo?
imperativo negativo.
Oops!
Check
Okay!
Check
15
Qual pessoa gramatical do singular não existe na conjugação do modo imperativo?
a 1ª pessoa do singular (eu).
Oops!
Check
Okay!
Check
15
Na oração "Monteiro Lobato, criador do Sítio do Pica-Pau Amarelo, marcou a literatura infantil.", qual é a função sintática da expressão "criador do Sítio do Pica-Pau Amarelo"?
aposto explicativo.
Oops!
Check
Okay!
Check
15
Na frase "Por gentileza, leia a crônica em voz alta para a turma.", qual expressão funciona como modalizador?
por gentileza.
Oops!
Check
Okay!
Check
15
Na frase "Amor, mistério, suspense e tragédia: nada faltava na narrativa do romance.", como se classifica o aposto "nada"?